9 de set. de 2013

5 Qualidades na vida de Bartimeu

Essa foi uma das palavras que ministrei em uma oportunidade na minha igreja...

5 QUALIDADES NA VIDA DE BARTIMEU 

Mc: 10:46-52

O interessante que tanto Marcos, Lucas e Mateus registraram nos seus evangelhos a historia deste milagre.

 Mateus Mt 20:29-34 e Marcos Mc 10àMas 2 coisas nos chama a atenção; 1°  46-52 dizem que Jesus curou o cego saindo de Jericó, já Lucas diz que o cego foi curado quando Jesus chegava em Jericó Lc 18:35-43!!

-Vamos meditar um pouco sobre essa história.

QUEM ERA BARTIMEU?
Bartimeu era um homem cego de nascença que vivia a beira do caminho de Jericó mendigando.

O nome Bartimeu significa filho de Timeu, quer dizer que nem nome ele tinha era chamado – o ceguinho filho de Timeu.

Bartimeu, o cego, vivia à beira do caminho, à margem da estrada. Era marginalizado pela sociedade, como tantos deficientes hoje.

A vida de um cego é uma vida condenada a mendicância, dificilmente você verá um cego advogado, medico, ou trabalhando no banco

O cego na maioria das vezes esta condenado a uma vida de dependência dos outros.

Ele não estava andando pelo caminho, mas estava parado a beira do caminho.

Sua vida estava parada. Ele  vivia sem perspectivas, sem projetos. Ele dependia dos outros.

Estava sempre esperando que alguém o ajudasse

Quem sabe esta é a sua situação hoje! Você não é cego fisicamente falando como Bartimeu era, mas a sua situação, sua vida não é diferente da dele.

Você está parado a beira do caminho, sua vida está parada, você não tem vontade nem forças pra prosseguir, sua vida está sem sonhos, projetos, perspectivas.

Mas eu venho aqui hoje te trazer uma palavra de Deus para sua vida o mesmo Jesus que passou pela estrada de Jericó, esta passando aqui  para mudar a sua vida!
Aproveite a oportunidade para sua historia ser mudada hoje para a gloria do nome de Jesus!

Bartimeu quando ficou sabendo que Jesus estava passando por ali correu em busca do seu milagre e foi curado pelo poder de Deus naquele dia.

A vida dele mudou, a história dele foi mudada, a partir daquele dia ninguém podia mais chamá-lo de ceguinho, pois agora ele podia ver.

Mas olhando para a Bíblia nós vamos encontrar 5 qualidades na vida do cego Bartimeu que possibilitaram ele a receber o milagre de Jesus na sua vida.

Vejamos estas 5 qualidades:

 EXPECTATIVA -  
1° QUALIDADE
Bartimeu era cego, mas Bartimeu tinha um coração que esperava por um milagre.

Com certeza ele já tinha ouvido falar de Jesus, e quando Bartimeu ouviu que era Jesus que estava vindo, criou em sua mente em seu coração, expectativa.

Alias a própria bíblia diz que a fama de Jesus corria por toda a Galileia e cidades circunvizinhas, dizendo que Jesus, havia curado:

Cegos, Paralíticos, endemoninhados e até ressuscitado mortos, por isso o coração de Bartimeu estava cheio de Expectativa

E esta expectativa gerou no coração dele esperança, de que Jesus poderia conceder-lhe a visão.

Ei! Muitos milagres não acontecem em nossas vidas porque muitas das vezes somos incrédulos, ao contrário de Bartimeu, ele estava cheio de expectativa.

Expectativa de que Jesus poderia fazer algo por ele, por isso continuou clamando “Jesus cristo, filho de Davi tem misericórdia de mim”.

Um Coração que espera um Milagre, assim estava o coração de Bartimeu, e o seu? Como esta aqui nesta noite? Incrédulo ou cheio de expectativas?

 INICIATIVA  - 
2° QUALIDADE DE BARTIMEU
Interessante que se Bartimeu, fosse uma dessas pessoas acomodadas que existem por aí, ficaria calado e se perguntando;

Será que Jesus, pode mesmo me ajudar? Será mesmo verdade que ele transformou mesmo água em vinho? Será que ele levanta paralíticos mesmo? Será que ele tem poder pra abrir os olhos dos cegos? Será?

Eu acho que nem vou clamar ou gritar por ele muito menos correr ao seu encontro, eu vou é ficar aqui esperando para ver se Ele vai me ajudar, eu um pobre, cego e mendigo…

Mas, graças a Deus, que Bartimeu, não é assim como muitos crentes que nós conhecemos, pelo contrário quando ouviu que era Jesus, tomou iniciativa.

Gritou, clamou por Jesus, se tivesse ficado calado e quieto nada iria acontecer, mesmo quando mandaram ele calar, ele não se calou.

Ei! Quem sabe hoje você esta precisando de um milagre de DEUS, não fique calado, prostrado, reclamando, murmurando, pelo contrario tome a iniciativa.

Ore, jejue, busque a Deus, se for preciso gritar: grite se for preciso chorar na presença dele: chore, mas não fique parado tome a iniciativa.

Tem crente que fica só esperando, esperando e dizendo ah! Se eu fosse rico, ah! Se eu ganhasse mais, ah! Se eu tivesse isso, ah! Se eu tivesse aquilo.

Tem pessoas que só vive sonhado e o pior de olhos abertos, ao contrário de Bartimeu, quando ouviu que era Jesus, Gritou, não ficou parado, esperando as coisas acontecerem, isto é iniciativa.

Deus esta a procura de pessoas para fazer grandes milagres na sua vida mais são pessoas que tem iniciativa.

 CORAGEM  - 
3° QUALIDADE DE BARTIMEU
Quando falavam para Bartimeu, se calar aí é que ele gritava mais alto ainda “Jesus Cristo Filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

Coragem, Coragem, para vencer os obstáculos e as tempestades da vida, coragem para dizer não ao pecado e sim a santidade.

Coragem para obedecer a Deus e a sua palavra, coragem para tomar posição diante da oposição que às vezes vem da própria família.

Coragem para continuar clamando a Deus quando todos nos mandam parar não incomodar o mestre, coragem para continuar pedindo a vitória quando todos dizem que não tem mais solução, não tem mais saída, não tem mais jeito.

A Bíblia diz os medrosos não entram no reino do céu Ap: 21:8

Coragem para seguir e servir a Jesus, nas provações e tentações, porque está escrito: “Ser fiel até a morte e darte-ei a coroa da vida”Ap.2:10

Coragem para fazer como Jacó que lutou com o anjo e disse: - não te deixarei ir se não me abençoares Gn 32:26

Enquanto ele não foi abençoado ele não soltou o anjo, acho que foi isto que Bartimeu pensou – enquanto eu não for abençoado não paro de gritar, isto é coragem.

Será que podemos ter esta mesma coragem? Enquanto Deus não me abençoar não paro de orar, de buscar, de jejuar, de fazer campanhas.

A coragem de Bartimeu fez Jesus parar pra ouvir seu clamor. E Jesus parando, disse que o chamassem...

Ei! a sua coragem pra continuar buscando a Deus, faz ele parar pra te atender, Jesus tem prazer em parar pra atender um pedido de um crente corajoso.

 DISPOSIÇÃO  -  
4° QUALIDADE DE BARTIMEU
Agora vejam só as pessoas vem chamar o cego e dizem “Tem bom animo o mestre te chama”,

Ora se prestarmos bem atenção a única pessoa que não estava desanimado nessa história era Bartimeu, nem precisava falar para ele tem bom animo, porque o cego estava, animadíssimo alem de disposto.

02 coisas que eu, as considero muito importante, 1ª. Jogou fora a capa o seu bem mais precioso, porque a capa o protegia do frio do sol e da
 chuva.

Mas agora ele encontrou algo mais precioso – Jesus. A capa era velha companheira de Bartimeu que acompanhava ele na vida de mendigo na estrada de Jericó.

Quando Jesus mandou chamar Bartimeu ele jogou fora a velha capa, ou seja, ele agora queria uma nova vida
Tem gente que se encontrou com Jesus mais infelizmente não abandonou a capa velha.

Ei! Jogue fora esta capa velha e fedida, Deus tem uma nova vida pra você , livre da capa do pecado,da tristeza,da angustia, joga fora esta capa velha nesta noite em nome de Jesus !

 ele não ficou prostrado esperando Jesus.
 Levantou-se de um salto e foi  até ele, pelo contrário correu para o encontro com Jesus, isto é Expectativa, Iniciativa, Coragem isto é Disposição.

Existem 3 palavras que definem a vida de Bartimeu antes de Jesus chamá-lo: cego, mendigo e assentado beira do caminho.

Mas quando Jesus mandou chamá-lo ele recebeu 3 palavras também que mudaram sua vida:levanta-te, tem bom animo, o mestre te chama.

E ele respondeu com disposição: jogou fora a capa velha (velha vida), deu um salto e foi ter com Jesus

 FÉ  - 
5° QUALIDADE DE BARTIMEU
Bartimeu creu que Jesus podia fazer algo por ele e creu em Jesus, por isso Jesus lhe disse “ A tua Fé te Salvou“.
Deus é o mesmo Ontem, Hoje e Eternamente, Jesus é o Deus do Impossível, por isso continua curando e salvando a todos que crer no seu nome.

Agora, imagine, quando a multidão ouviu Jesus dizendo para o cego vai a tua fé te salvou e viu o cego enxergando, pensou assim:

Ora se soubesse-mos que era só clamar, nós teríamos feito, desde quando saímos da cidade de Betesaída. Na carta de Paulo aos Romanos capítulo 10:13 está escrito: “Porque todo aquele que clamar o nome do Senhor será salvo”.

Se você quer que Jesus opere o milagre na sua vida e mude sua historia você precisa ter fé e clamar a ele como fez Bartimeu.

Conclusão:
A partir daquele momento havia alguém entre a multidão, e alguém que passou a seguir a Jesus, com os olhos brilhando, cheio de alegria e gratidão.

Temos duas opções: clamar pelo seu nome ou perder a oportunidade

Tenham uma ótima tarde.

2 comentários: