30 de set. de 2013

Perdoar a si mesmo




A culpa é uma das piores cargas emocionais que podemos carregar ao longo da vida. Ela pode ser destrutiva se não for digerida rapidamente e da melhor maneira possível.
Ao longo do do tempo, pude observar como a culpa tende a ser uma destruidora de sonhos; uma verdadeira amarra que nos prende e, quando se atreve a nos soltar para respirarmos um pouco, nos deixa andando em círculos. Você sente que machucou alguém? Você está carregando culpa, vergonha ou constrangimento por isso? Bem, penso que seja a hora de deixar ir essa bagagem emocional. É hora de curar. E a melhor maneira de fazer isso e trazer a paz interior é perdoar a si mesmo.
Perdão é uma palavra forte eu sei, porém prefiro usá-la nesse texto pois sei que ela é a perfeita e extrema parceira da culpa.
Talvez você se sinta tão culpado que não consegue nem pensar na misericórdia de perdoar a si mesmo. Eu sei, eu entendo isso. Mas se você mudar de ideia e decidir dar uma nova chance a si mesmo, te convido a ler algumas pequenas dicas que me atrevo a escrever. Não são receitas mágicas, apenas estou compartilhando alguns pequenos aprendizados que a vida generosamente me presenteou.

RECONHECER o que aconteceu. Ok, você “estragou tudo”. Ninguém é perfeito. Entenda por que você fez o que fez. Aprenda com a experiência para que você não cometa o mesmo “erro” novamente.

ACEITAR a responsabilidade. Responsabilidade aqui significa a capacidade de responder diante do que aconteceu. Observe como você reage ao que aconteceu. Você pede desculpas? Tenta compensar a pessoa com algo ou alguma coisa? Faça o que é construtivo e razoável para resolver a situação.

PEDIR PERDÃO. Caso sinta a necessidade não hesite em pedir perdão à pessoa que você magoou. Ela pode ou não perdoar você, porém independente disso, buscar o perdão é um passo para curar as feridas emocionais.

PERDOE-SE. Se alguém te perdoar ou não não anula o mais importante de tudo: você deve perdoar a si mesmo. Não seja tão exigente consigo. A vida é uma caixa de surpresas e ninguém sabe o que vai acontecer no minuto seguinte. Então porque nos exigimos acertar sempre?

TOMAR CONSCIÊNCIA que você não é a única pessoa que errou na vida. Todos nós cometemos, estamos cometendo ou ainda vamos cometer erros ao longo da vida e vamos nos sentir culpados por isso. Você não está só nesse barco.

SEGUIR EM FRENTE. O que está feito está feito. Você tem como voltar no tempo e fazer diferente? Acredito que não, certo? Então só te resta seguir em frente. Ficar parado remoendo a culpa só vai lhe trazer prejuízos emocionais.

SE PERMITIR acertar da próxima vez. Digo isso porque em geral a pessoa culpada sente que merece ser punida e isso é uma bola de neve que traz pelo caminho não só a auto punição, mas a auto-sabotagem e a auto-destruição. Tudo isso vem com um pensamento frequente: “Eu não mereço ser feliz, pois fiz alguém sofrer”.


Então, será que dá para tentar começar a perdoar a si mesmo? Espero que sim!


Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês. 

1 Tessalonicenses 3:12

5 comentários:

  1. Obrigada Antônio, que Jesus o abençoe e fiquei feliz por suas palavras. Tudo para honra e glória do Senhor Jesus. Estarei seguindo você claro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga e irmã é com muito gozo que a recebo no meu blog, e ao seguir o seu dá-me a oportunidade de ter mais um belo blog para visitar, estive a ler a sua postagem com mais atenção, e que salientar que muitas vezes é mais fácil perdoar aos outros do que a nós mesmos, termino com suas palavras: O que está feito está feito.
    Abraço.
    António.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu querido, muito obrigada que Jesus continue o abençoando muito. Obrigada por suas palavras. Abraços

      Excluir
  3. graça e paz!
    Acompanho o seu trabalho missionário ...
    Gostaria de receber informações de como fazer a missão..
    Eu sou missionário pela a graça mesmo,porque aqui onde vivo (Irece-Ba)nem a minha igreja e nenhuma outra não ajuda e nem envia missionário....
    sou o único aqui que faz estas viagens missionárias aos povoados carentes,onde nem a igreja e nem o governo vai...
    Faço tudo com os meus esforços é raro receber uma ajuda para missões...
    E olha que meu trabalho é bem divulgado...
    Eu não consigo entender estas igrejas daqui...querem e pedem dizimos e ofertas mas não enviam e nem ajuda quem está fazendo missões...
    Como vc consegue receber a ajuda?

    Acesse meu blog e meu facebook/Abnaias Duraes:
    www.veredasmissoes.blogspot.com.br
    abnartes@bol.com.br
    (74)9966-3839

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh meu irmão, o seu trabalho é muito bonito, mas não sou uma missionária de campo, mas quis falar da palavra de Deus pras pessoas através desse blog, pois senti necessidade disso. A ideia partiu de uma amiga a Camila Xavier, e desde então estamos incumbidas a propagar a palavra de Deus. Abraços que Jesus o abençoe muito, não desista.

      Excluir