9 de set. de 2013

Princípios para uma vida vitoriosa

Oi, a Paz do Senhor!

Para começarmos decidi falar sobre um assunto bem interessante, na verdade fazer uma comparação, instigar você a pensar sobre você mesmo, você conhece um bambu? sabe como ele é? Então vamos lá, eu li um livro chamado "A parábola do Bambu" do Hernandes Dias Lopes, e foi um dos livros que me chamou muito a atenção, uma leitura de simples entendimento e eu quero agora dividir meus pensamentos com você.
O bambu tem uma capacidade extraordinária de se curvar sob tempestade, ele é forte e flexível, enverga com facilidade. Embora resistente, é maleável, o vento bate e a mesma haste que alcança as alturas, curva-se até a terra e beija o chão, isso é um símbolo de quebrantamento. Você sabe o que é quebrantamento? Quebrantado significa enfraquecido, abatido, sem forças. É o particípio passado do verbo “quebrantar” cuja origem etimológica é do latim “crepare” que significa “quebrar”, “estalar”, “rachar”. Apenas abrindo aqui um parênteses, na Bíblia Sagrada, a palavra “quebrantado” surge em algumas passagens, com o sentido de “enfraquecido”. Por exemplo, no livro de Jó, quando ele suplica a Deus: “O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada!” (Jó 17:1); ou no livro dos Salmos: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Salmos 34:18).
E é nesse ponto que quero abordar um pouco, fechando aquele parênteses que havia aberto, eu quero que você entenda que muitas árvores impotentes, altaneiras são arrancadas ou partidas ao meio inexpugnáveis não têm a capacidade de se dobrarem diante das tempestades. Não é diferente com o ser humano, muitas pessoas são como algumas árvores que engrossam, tornam-se opulentas, fortes e poderosas, mas quando vêm uma tempestade quebram-se, não aguentam porque seu alicerce não está tão seguro assim. Os observadores ficam impressionados pelo porte, altura, espessura e magnificência de algumas árvores, mas um dia a tempestade chega e elas são açoitadas com fúria. Você pode questionar, mas existe uma fórmula mágica para que eu possa ter uma vida vitoriosa? eu digo pra você que não há, a única coisa que podemos fazer para isso acontecer é entregar nossas vidas a Jesus, Ele sim pode e faz sermos vitoriosos, mas eu posso também escrever aqui cinco princípios que com toda certeza fará você pensar um pouco mais sobre o que você tem feito da sua vida. Vamos lá, primeiro: Abandone o pecado, em Hebreus 12 diz  “...deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos... A palavra diz a que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23). Muitos acreditam que não sofrerão as consequências de seus atos, de seus pecados. Contudo, haverá um dia, cedo ou tarde, em que seremos confrontados com nossos erros e pecados, aos quais atribuímos pouca ou nenhuma importância. Escondemos, desprezamos ou até mesmo ignoramos a infidelidade, mas a Palavra de Deus diz que o nosso pecado nos achará. 
...e, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; porém sentireis o vosso pecado, quando vos achar.” (Nm 32:23)

Certamente somos barrados pelas brechas em nossas vidas.


Segundo: Firme-se na Rocha , ...olhando para Jesus, autor e consumador da fé... 
Quero que você lembre que Primeiro princípio que nos manterá firmes será o ponto de partida de nossa fé, muitos enfraquecem na fé, pois não tem firmeza na pessoa de Cristo Jesus.

Terceiro: Entenda que existe um caminho para se trilhar
"... corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta" (Hb 12.1).

Quarto: Não estamos sozinhos nessa caminha, Jesus Cristo que prometeu fazer essa viagem conosco. "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo"

Quinto: Mantenha e tenha firme seu foco

...deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta 

Ou seja meus queridos e queridas se não abandonarmos as brechas de pecado não podemos viver uma vida abundante. 
Para vivermos uma vida Vitoriosa temos que olhar para o autor de nossa fé.
Sem andar no caminho não viveremos o prover de Deus.
Ele sempre estará conosco nesta caminhada.
Conquiste o espaço que o diabo roubou em sua vida, não perca o propósito de sua vocação.
Como que anda seu alicerce? Para onde seu dedo anda apontando? Nós precisamos olhar para Deus, ter um relacionamento com Deus, pois é nele que fincaremos a nossa raiz e pode vir a tempestade que for que não vai quebrar. A palavra de Deus nos diz: Como a corça anseia por águas correntes,
a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.
Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Salmos 42:1-2. Procure ter essa intimidade com aquele que te ama independentemente daquilo que você faça, seja como um bambu, forte, que se enverga mais não quebra, olhe para Deus em todas as circunstâncias da sua vida.


Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Provérbios 24:10
Visto que buscais uma prova de Cristo que fala em mim, o qual não é fraco para convosco, antes é poderoso entre vós. 2 Coríntios 13:3


Um forte abraço e até mais.

2 comentários:

  1. Sua linha de raciocínio realmente me chamou a atenção. E poder ler a Palavra de Deus assim é muito edificante.

    ResponderExcluir
  2. Amém... a palavra de Deus nos diz: Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16;15

    ResponderExcluir